Relatório apresenta perfil dos serviços de hemoterapia do país

Já está disponível no site da Anvisa o Relatório Anual da Avaliação Sanitária de Serviços de Hemoterapia – 2012. O documento apresenta o perfil sanitário dos serviços de hemoterapia brasileiros, classificados em cinco categorias compreendidas entre baixo e alto risco sanitár io.

A análise levou em conta as avaliações de risco potencial verificadas em relatórios e roteiros de inspeções realizadas pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) no ano de 2012.  A Anvisa recebeu e analisou 1053 avaliações, o que equivale a uma amostra de aproximadamente 52% dos 2016 serviços de hemoterapia cadastrados no Sistema Nacional de Cadastro de Serviço de Hemoterapia[1] (HEMOCAD, junho de 2013).

Os dados contemplam todas as regiões brasileiras e serviços de diferentes naturezas, sendo a amostra constituída por 47,67% de serviços públicos e por 52,31% de serviços privados ou conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS). A conclusão do trabalho será divulgada no 5º Boletim Anual de Avaliação Sanitária em Serviços de Hemoterapia, que será lançado no Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia, em novembro de 2013 (Hemo 2013).

Saiba mais:

A Lei n° 10.205/01 define Serviço de Hemoterapia como um serviço de saúde com a função de prestar assistência hemoterápica e/ou hematológica, o qual pode coletar e processar o sangue, realizar testes de triagem laboratorial, armazenar e distribuir hemocomponentes, realizar transfusões sanguíneas e desenvolver atividades de hemovigilância e retrovigilância, constituindo o ciclo do sangue.

August 16, 2013