Curso capacita profissionais de 12 cidades-sede da Copa

A sessão de abertura do curso de especialização em Gestão da Vigilância Sanitária (GVISA) aconteceu por vídeo transmissão, simultaneamente, para 20 regiões de saúde distribuídas pelo país e as 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, no último dia 28 de agosto.
A transmissão em tempo real contou com a participação do diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, que falou para os participantes do curso, gestores das regiões de saúde do Ministério da Saúde e representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).

O GVISA é o resultado de uma parceria entre a Anvisa e o Hospital Sírio-Libanês no projeto Apoio ao Desenvolvimento da Vigilância Sanitária. O objetivo dessa iniciativa, que faz parte das ações do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), é promover o desenvolvimento dos trabalhadores do SUS.

Em sua primeira edição, 251 profissionais do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) obtiveram o título de Especialistas em Gestão da Vigilância Sanitária. O número total de vagas oferecidas nesta edição é de 480, ou seja, 40 para cada uma das cidades-sede, assim distribuídas: 70% para os municípios, 20% para os estados e 10% para o nível federal. Essas últimas foram oferecidas para os servidores lotados nas Coordenações de Vigilância Sanitária de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados (CVPAFs).

O curso de especialização é desenvolvido utilizando a metodologia participativa, promovendo a construção, pelos participantes, de projetos aplicativos voltados à solução de problemas e à prevenção de riscos e agravos à saúde da população.

Segundo a chefe do Núcleo de Educação, Pesquisa e Conhecimento da Anvisa, Daniella Guimarães, a formação de cerca de 730 trabalhadores de vigilância sanitária nessa área representa um grande passo para o fortalecimento do SNVS no que se refere à gestão dos riscos sanitários e ao empoderamento dos profissionais nos três níveis de gestão.

3 de setembro de 2013