Anvisa divulga avaliação de navios de cruzeiros no Brasil

Na temporada de navios de cruzeiro de 2012/2013, 85% dos 41 navios que percorreram a costa brasileira foram enquadrados no padrão máximo de qualidade, com a avaliação A. É o que mostra o monitoramento deste tipo de embarcação feito pela Anvisa. Outros 10% alcançaram padrão B, que significa qualidade acima da média. O padrão C não foi dado a nenhuma das embarcações. A última temporada foi de outubro de 2012 a maio de 2013.

Apenas dois navios, ou 5% do total da amostra, foram situados na categoria D, que é o índice das embarcações que apresentam condições sanitárias insatisfatórias no momento das inspeções e que foram notificadas pela Anvisa a corrigir as irregularidades. Durante as inspeções, a Anvisa verifica as condições sanitárias das áreas críticas da embarcações, como a água das piscinas e as banheiras de hidromassagem, o gerenciamento de resíduos sólidos e a produção de alimentos.

Os resultados foram anunciados durante o Encontro Anual de Navios de Cruzeiros realizado esta semana em Salvador, entre os dias 23 e 27. Durante a atividade de encerramento, o diretor de Regulação Sanitária da Anvisa, Renato Porto, destacou a importância da avaliação e da troca de informações com o setor.

“Reunimos as empresas que investem recursos para estimular este segmento da economia, o setor de turismo, a Anvisa, que regulamenta e é estratégica para assegurar a qualidade dos serviços ofertados e a sociedade, portanto, é exercício saudável e maduro da regulação que estamos construindo”, comentou Renato Porto.

Na última temporada, os navios notificaram à Anvisa 455 casos de Doença Diarréica Aguda, o que representou 82% das doenças notificadas à Agência. A segunda ocorrência mais observada foi a Síndrome Gripal, com 14,6% das notificações. De acordo com a legislação sanitária nacional, as equipes de saúde a bordo dos navios devem notificar os atendimentos médicos feitos nos navios, inclusive na inexistência de casos (notificação negativa).

Confira a avaliação dos navios.

Saiba mais: http://www.anvisa.gov.br/hotsite/cruzeiros/index.html

27 de setembro de 2013